"Modinhas virtuais"

Ir em baixo

"Modinhas virtuais"

Mensagem  Saki em Sab Dez 26, 2009 3:34 pm

Dae
Voltando ao clima "0chan" de discutir polêmicas (aliás, aquele fórum nos uniu bastante, nós nos conhecemos muito por ele! não acham?) e movida pelo cheiro de marisco que vem da janela fato de que atualmente tem muita gente comentando sobre a utilidade do twitter, formspring, tumblr, wordpress/lj/outros blogs, e até mesmo orkut, facebook, flickr, skoob/shelfari/etc. e anteriormente aquele plurk que eu nunca tive, o que vocês pensam das "mídias sociais" que vão se popularizando e virando, como falam por aí, "modinhas"? até que ponto vocês acham que as pessoas usam elas da forma correta, como seria a forma correta, por que se caracterizariam como modinhas, etc.
Eu, pessoalmente, acho ótimo quando todo mundo descobre um site assim e começa a usar. Gosto que meus amigos estejam nos mesmos sites que eu! Assim eu posso acompanhar as coisas que eles gostam, conhecê-los mais, procurar assunto etc. Porém, eu percebo que muita gente - e infelizmente eu também - andam usando twitter como se fosse msn, orkut como forma de promoção pessoal além do necessário, tumblr também... Como se, maior do que a necessidade de participar e compartilhar, fosse a de se promover, de vez em quando por coisas que você não é. adolescentes também adoram copiar - muito pouco do que reblogamos, blogamos, promovemos, vem da gente: não somos nós quem tiramos as fotos, não fomos nós quem escrevemos o que repostamos, nem as citações vieram de ideias nossas, e usamos o twitter para reclamar mais do que pra qualquer outra coisa. Não devemos esquecer que essas mídias servem pra influenciar, mas também mostram quem somos. Será que estamos mostrando exatamente quem somos, ou estamos publicando coisas que queremos que façam parte da nossa personalidade, mas não passam de admirações nossas, que nem sempre nos caracterizam?
o que vocês acham?
Saki

Ver perfil do usuário http://formspring.com/sak

Re: "Modinhas virtuais"

Mensagem  anaoi em Sab Dez 26, 2009 4:13 pm

bom, eu não sou muito a favor dessas mídias sociais em massa, acho que como a saki disse, tudo acaba virando para o mesmo lado, a tentativa de se auto-promover. Claro que tem seu lado bom, conhecer melhor as pesoas e biriri, mas não tem necessidade de contar toda a vida publicamente para que os outros te conheçam melhor, e querendo ou não, isso acaba deixando as pessoas um pouco vulneráveis, é muito fácil planejar um assalto, um sequestro ou qualquer coisa do tipo, é só escolher a pessoa e olhar o orkut, o twitter dela, ai já vai saber o que ela faz da vida, que horas sai de casa, que horas volta, e etc. Posso estar exagerando um pouco, mas tem tanto maluco por ai!

o twitter em particular me irrita um pouco, eu só uso ele quando quero que uma informação atinja um número considerável de pessoas (que nem quando eu achei a foto dos albinos e fiquei impressionada, e queria mostrar para mais pessoas, ai coloquei no twitter) mas as pessoas fazem questão de relatar cada segundo de suas vidas, "vou ao banheiro","vou escovar os dentes e dormir", "vou no shopping com a fulana", "acabei de matar um mosquito". Parece que as pessoas se sentem melhor quando tem alguém lendo a rotina delas, é uma forma de alimentar o ego.

e concordo plenamente que o 0chan nos uniu, fez a gente se conhecer melhor, mas acabou morrendo ~; e não deixem esse fórum morrer também! se bem que vai ser inevitável, daqui a pouco o pessoal vai todo pra praia e ninguém vai postar aqui, ai quero ver voltarem a postar quando acabar as férias!
anaoi

Ver perfil do usuário

Mensagem  yumi em Sab Dez 26, 2009 4:16 pm

Bem, na minha opinião, twitter e tumblr são meios de compartilhar opiniões e sentimentos de uma maneira muito solitária, é a necessidade de se comunicar sem saber pra quem, ou sem ter pra quem. Vendo por esse lado isso vale pra muitos outros sites, mas formei minha opinião sobre estes especificamente.
Será que estamos mostrando exatamente quem somos, ou estamos publicando coisas que queremos que façam parte da nossa personalidade, mas não passam de admirações nossas, que nem sempre nos caracterizam?
Eu concordo, muitas vezes tentamos adicionar elementos externos pra caracterizar uma personalidade que nem sempre corresponde a realidade pessoal, mas acho que isso é uma coisa natural.

E se tu for ver a proposta de sites de relacionamento como orkut e facebook é a auto-promoção, se mostrar pros outros e se relacionar com aqueles que se interessem de alguma maneira.

Bem, são só opiniões expressas de uma maneira muito sucinta.
yumi

Ver perfil do usuário http://twitter.com/yumiazawa

Mensagem  miguelsoll em Sab Dez 26, 2009 4:31 pm

Acho que as pessoas acabam tendo essas mídias muito mais pelo ter aquilo do que usufruir. Tipo as pessoas que fazem twitter/tumblr/caralhoa4 e saem mandando pra todo mundo, colocando no nick no msn e etc. Talvez porque a fase de criar fotolog e mandar link pra amigo no msn já tenha passado eu ache isso, seila shuaihis não que quem tem blog não tenha que ser visitado e etc, mas acho que as vezes as pessoas querem mais mostrar que fazem parte daquela mídia e tal.

Tipo facebook. eu não vejo o motivo de todo mundo ter agora o.o

miguelsoll

Ver perfil do usuário

Mensagem  anaoi em Sab Dez 26, 2009 4:56 pm

eu não tenho boa parte dessas coisas ai,
aliás nem conheço alkuhsdfjsd

eu tenho orkut, twitter e facebook (mal entro no twitter e nunca no facebook)
aliás até hoje me pergunto porque eu fiz facebook akshdfaskdujd
eu não gosto de sentar na frente do pc e ter mil coisas pra checar todos os dias.
e pra mim não faz diferença estar presente nessas mídias ou não.
elas nem me divertem, o que me diverte mesmo são fóruns (H)
anaoi

Ver perfil do usuário

Mensagem  yumi em Sab Dez 26, 2009 5:09 pm

Eu adimito que viciei no twitter, mas sigo apenas amigos (e mais uns 3 sites que gosto). Mas qnto ao tumblr eu uso pq amo ver imagens aleatórias, e na maioria são bem legais, sou mto viciada, e dou reblog pra lembrar do que gostei sem precisar baixar, pq meu pc ja ta lotado de imagens relativamente inúteis XD
Mas eu sinceramente não busco auto-promoção, até porque eu adoro meu anonimato hsuahusha
Mas enfim, uso apenas os sites que me divertem, mas se as pessoas se divertem se pagando de tal coisa e se auto promovendo, não da pra criticar muito, pq cada um faz o que lhe deixa feliz, se não fere ninguem, ta de boa, é o que eu penso. Mesmo não concordando com pessoas que tentam ser o que não são apenas pela imagem.
yumi

Ver perfil do usuário http://twitter.com/yumiazawa

Mensagem  naitera em Sab Dez 26, 2009 10:41 pm

Não sei quando isso começou, mas eu acabei sendo um dependente de algum tipo de "diário virtual". Parece que eu tenho uma necessidade forte dentro de mim de entrar num site, falar da minha vida, falar de tudo aquilo que tá me encomodando. Já passei por várias fases com isso. Já tentei me expor ao menos. Na real, hoje em dia tento falar o menos pessoal possível em twitter, fotolog, etc.
Fotolog e tumblr que são os mais apropriados pra isso eu já tô meio que me enchendo o saco. Além do mais, tenho ficado com menos tempo ultimamente, então resolvi voltar pro twitter, que é algo mais rápido pra tu ir lá falar, ler o que os outros disseram e deu!

Sobre essa moda, desculpe quem usa mas achei uma merda DO NADA todo mundo colocar o seu formspring no twitter, MSN, etc. Sério, muita gente fez isso. Essas modinhas assim me irritam mesmo fasihdoashdhasd.
naitera

Ver perfil do usuário

Mensagem  Mah em Sab Dez 26, 2009 11:08 pm

Não acho errado "se promover". Pessoas virão falar contigo se te acharem atraente, consequentemente vai conhecer pessoas interessantes e tudo mais. E fazer propaganda de seus sites é normal também, né? Se não tiver nenhuma visita, pra quê ter? O que eu fiquei com raiva do formspring é que eu vi de um monte de gente conhecida e tinha umas "perguntas" tipo "oi". PORRA!!! Ou então no twitter quando a pessoa (a dedê daqui faz muito isso) fica floodando com coisa idiota. Tipo "ai to com dor de cabeça", "ai não to mais", "ai tô de novo saco" TIPO A CADA 2 SEGUNDOS ARWJHHTUT *unfollow*
Mah

Ver perfil do usuário

Mensagem  anaoi em Sab Dez 26, 2009 11:35 pm

me chamem de alienada, mas eu nem sei o que é tumbir ou formspring
nao conheço nada alem de orkut, twitter e fotolog
e não estou muito satisfeita com eles, acho que meu mundo é outro ;s
nem faz muito tempo que descobri o twitter, pra mim não acrescenta nada
a utilidade é fazer avisos mesmo, agora não precisa mais mandar recado pelo orkut pessoa por pessoa quando quer passar uma informação para os amigos. FIM.
anaoi

Ver perfil do usuário

Mensagem  Saki em Sab Dez 26, 2009 11:50 pm

é o que penso sobre o twitter: é um jeito de repassar alguma informação, que antes eu fazia colocando no subnick ou nick do msn. ao invés de trocar meu subnick por "ANIMEXTREME NO SÁBADO, TENHO INGRESSOS, QUEM QUER???", ou pior, floodar numa janela com 17373 contatos pra fazer isso, eu posso colocar no twitter. acho super útil.
também quando encontro algum vídeo ou reportagem no subnick, agora posso usar o twitter pra isso! a gente precisa se atualizar, poxa. se a ferramenta moderna é o twitter, pra que eu vou por no subnick do msn? é muito mais fácil estarem checando seus twidgets e echofons do que o meu subnick.

concordo que ficar postando "to com dor de barriga", "vou fazer pipi", "to indo ali beber um café" é muito inútil. D: mas eu já postei coisas do tipo "ganhei meu macbook", "estou em punta"... mas acho que é diferente, né? são coisas que eu quero contar pro pessoal, avisar de novidades, como se fosse um newsletter pessoal! o twitter tira a necessidade de te perguntarem as novidades, e acho que diminui um pouco da empacação. ao invés de um amigo antigo seu falar "você não fala mais comigo, eu nem sabia que você estava em punta D:", e você ter de responder "eu postei no twitter, tu não viu?", ele pode simplesmente manter seus compromissos como seu amigo e checar suas mensagens periodicamente e responder com algum comentário do tipo "legal!! como é aí?", ou até puxar conversa contigo sobre algo que você postou.
é um jeito positivo de ver as modernidades. muita gente fala que isso tira a proximidade das pessoas, mas acho que é porque elas não sabem usar, não têm criatividade u_u

blogs e sites onde você pode se expressar são úteis, comuns, velhos. detesto quando vem um theuso (desculpa tetê mas tu é assim! xD) da vida reclamando, "ah, todo mundo tem, sei la, wordpress agora". sabe? wordpress não é novidade, muito menos livejournal, tabulas, fotolog, blogster, blogger etc. eu tenho blog desde 2001, só que sempre mudo o blog. já devo ter tido uns 15. o mais legal é saber que alguém vai ler! antigamente, escrever era dádiva de poucos, e eles comaprtilhavam seus escritos - motivo pelo que os autores de uma região todos se conhecem, praticamente -, e agora tá super fácil de sharear coisas, por causa da internet. não mudamos nosso comportamento, mas nos atualizamos nas ferramentas.

facebook eu tenho pq tenho amigos fora do brasil que não têm orkut, mas têm facebook. eu tenho motivo pra usar. xD e meu tumblr é mesma coisa q a yumi. sem contar q é super gratificante saber que a mah checa ele todos os dias <3
Saki

Mensagem  naitera em Sab Dez 26, 2009 11:54 pm

Pra ser sincero, nunca consegui me adaptar a nenhum dos sites de maneira perfeita. Orkut nem conta porque é um modo de bom de encontrar as pessoas, conhecer gente nova e procurar coisas em comunidades que é difícil de encontrar nos sites de busca, etc.
Acho que o que mais chegou perto talvez tenha sido o liverjournal, só que quase ninguém usa! Queria escrever minhas coisas para os meus amigos lerem.

Na real, acho que nem isso eu quero mais. Acho que me enchi o saco desse negócio de "diário virtual" ou raramente eu quero usar um.
naitera

Ver perfil do usuário

Mensagem  darthsheep em Dom Dez 27, 2009 6:38 pm

acho que a saki só abriu isso porque eu encrenquei esses dias no twitter porque todo mundo tava fazendo mindspring. MAWOIEHAW que amour <3.
Mas ow, mó merda isso aí. Parece que com o advento da computação, as pessoas criaram uma necessidade de serem percebidas o tempo todo, de alguma forma.
darthsheep

Ver perfil do usuário http://ericq.designup.pro.br

Mensagem  Saki em Dom Dez 27, 2009 7:59 pm

Sim, foi inspirada na nossa pseudo-conversa sim Mas não vai te achando único, tá? O Theuso tb reclamou, me inspirei nele tb. xD
Eu não acho que seja por causa da internet não, viu. Acho que é uma necessidade humana mesmo. A internet só tornou isso tudo mais fácil e muito mais popular, ela faz todo mundo ter um espaço: você não precisa se destacar entre os demais pra se mostrar nela como você precisa na vida real... na internet, qualquer um pode ter perfis em qualquer lugar e começar a promoção. Tipo um add de alguma empresa eeohhoid não acha?

<off topic: meu deus é a terceira vez que eu vejo a propaganda da claro num único intervalo do Telecine!!!!!>
Saki

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: